Vale a pena fazer uma mesa de resina?

Hoje em dia você encontra tutoriais sobre quase tudo na internet, até mesmo como fazer uma mesa de resina. Mas será que vale a pena fazer você mesmo?

A mesa de resina está em alta devido a sua beleza, durabilidade, facilidade de limpeza, manutenção e por dar um toque especial à decoração. Por isso, muitas pessoas estão buscando formas de fazer o móvel. O problema é que pode ser mais difícil do que parece atingir o objetivo esperado.

Iremos detalhar abaixo os principais pontos que você deve considerar na hora de tomar essa decisão.

Continue lendo e descubra se você deve fazer uma mesa de resina em casa.

Materiais necessários

Para fazer uma mesa resinada você precisará de ferramentas e materiais específicos, como por exemplo:

  • Proteção para o chão;
  • Proteção lateral para que a resina não transborde;
  • Antibolhas;
  • Pasta para tingir a resina;
  • Aditivo contra raios UV
  • Agulhas e Furadeira, caso crie bolhas você precisará da broca com o diâmetro da agulha;
  • Lixadeira para o acabamento;
  • Ferramentas para polir a mesa;
  • Desmoldante;

Entre outros itens, que podem variar de acordo com a técnica utilizada e o objetivo desejado.

Você possui todos os materiais necessários? O custo de tudo isso pode pesar no valor total da sua mesa e, a falta de algum deles pode comprometer o resultado final.

Preparação da Resina

Nos tutoriais mais populares da internet, o processo de resinar a mesa é feito por camadas.

É importante frisar que esse processo não reflete a metodologia utilizada pelas fabricantes oficiais deste tipo de produto. Sendo assim, é muito provável que não fique igual àquelas mesas que você encontra em lojas.

Nesta aplicação em camadas, você precisará comprar alguns litros de resina para que consiga criar todas elas. Isto trará um custo considerável dependendo do tamanho da mesa.

Para que a resina fique sólida é usado um endurecedor na dosagem certa. Por se tratar uma mistura química, qualquer erro nessa etapa levará por água abaixo toda resina utilizada e serão litros de resina desperdiçados.

Tempo gasto

Apenas uma camada de resina pode levar em torno de 6 horas para estar pronta para receber outra aplicação. O tempo total para fazer a mesa de resina irá variar de acordo com cada etapa.

A preparação antes de inserir a resina, número de camadas, temperatura do local onde você está realizando o processo, lixamento e polimento tudo isso irá influenciar no tempo para finalizar a mesa.

Em média, você irá gastar de 2 a 3 dias em todo processo.

Resultado

Atingir o resultado esperado é muito difícil se tratando de um projeto de tamanha importância e dificuldade. Até mesmo a sujeira do ambiente irá comprometer o resultado da mesa de resina. Ela precisa secar em local livre de poeira e impurezas.

Depois da secagem a resina poderá apresentar degraus, desplacamentos e bolhas. Você deve estar preparado para contratempos, e saber como repará-los. A fase de lixar também é muito importante. Você pode deixar a resina torta e com riscos se não tiver habilidade no manuseio dos instrumentos.

Garantia

Fazendo a sua própria mesa de resina, você não terá garantia do produto. Sem contar que você não terá a garantia do resultado final e poderá ter desperdiçado todo dinheiro investido ao tentar fazer você mesmo.

Conclusão

Devido ao custo, nível e dificuldade, tempo necessário e cuidados, concluímos que não vale a pena fazer uma mesa de resina.

Para ter a peça na sua decoração busque profissionais com domínio na fabricação de mesas de resina. Desta forma você garante que terá um produto de qualidade, sem complicações.

O Custo x Benefício de comprar uma mesa de resina é melhor que o “faça você mesmo”. Alguns fabricantes utilizam acabamento de Resina Poliéster e com proteção UV, que protege de descoloração ou manchas. A garantia do produto também é muito importante, e você consegue encontrar no mercado produtos com até 1 ano de garantia.

Clique aqui e veja essas mesas resinadas de diversos modelos e cores!

mesaderesina
O blog Mesa de Resina é um projeto do grupo Resina&Cia feito com carinho, para entregar o melhor pra sua casa. Assim como os produtos que fabricamos e disponibilizamos na resinaecia.com.br e na mesaemresina.com.br.
Post criado 26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo